O Controlo de Internet gere o acesso dos utilizadores aos recursos da Web. Isto ajuda a reduzir o tráfego e o uso inadequado do tempo de trabalho. Quando um utilizador tenta abrir um website restrito pelo Controlo de Internet, o Kaspersky Endpoint Security bloqueia o acesso ou apresenta um aviso (consulte a figura abaixo).
O Kaspersky Endpoint Security monitoriza apenas os tráfegos HTTP e HTTPS.
Para monitorização do tráfego HTTPS, precisa de ativar a verificação de ligações encriptadas.
Métodos de gestão do acesso a sites
O Controlo de Internet permite-lhe configurar o acesso a sites usando os seguintes métodos:
O Kaspersky Endpoint Security não verifica ficheiros dentro de arquivos. Por exemplo, se os ficheiros de imagem forem colocados num arquivo, o Kaspersky Endpoint Security identifica o tipo de dados Arquivos e não Gráficos.
Pode usar simultaneamente vários métodos para regular o acesso a sites. Por exemplo, pode restringir o acesso ao tipo de dados «Ficheiros do Office» apenas para a categoria do site Correio eletrónico baseado na Internet.
Regras de acesso a sites
O Controlo de Internet regula o acesso do utilizador a sites através das regras de acesso. Pode configurar as seguintes definições avançadas para uma regra de acesso ao site:
Por exemplo, pode restringir o acesso à Internet através de um navegador para todos os utilizadores da empresa, exceto o departamento de TI.
Por exemplo, pode restringir o acesso à Internet através de um navegador apenas durante o horário de expediente.
Prioridades das regras de acesso
Cada regra tem uma prioridade. Quanto mais alta for a posição de uma regra na lista, mais alta será a sua prioridade. Se um site for adicionado a várias regras, o Controlo de Internet regula o acesso ao site com base na regra com a prioridade mais alta. Por exemplo, o Kaspersky Endpoint Security pode identificar um portal empresarial como uma rede social. Para restringir o acesso a redes sociais e fornecer acesso ao portal da Web empresarial, crie duas regras: uma regra de bloqueio para a categoria de site Redes sociais e uma regra de permissão para o portal da Web empresarial. A regra de acesso para o portal da Web empresarial deve ter uma prioridade mais alta que a regra de acesso para redes sociais.
Mensagens do Controlo de Internet
Definições do componente Controlo de Internet
Parâmetro |
Descrição |
---|---|
Regras de acesso a recursos web |
Lista contendo as regras de acesso a recursos da Web. Cada regra tem uma prioridade. Quanto mais alta for a posição de uma regra na lista, mais alta será a sua prioridade. Se um site for adicionado a várias regras, o Controlo de Internet regula o acesso ao site com base na regra com a prioridade mais alta. |
Regra predefinida |
A Regra predefinida é uma regra para aceder a recursos da Web que não são cobertos por nenhuma outra regra. Estão disponíveis as seguintes opções:
|
Modelos |
Aviso. O campo de entrada é constituído por um modelo da mensagem apresentada quando é acionada uma regra de aviso de tentativas de acesso a um recurso da Internet indesejado. Mensagem sobre o bloqueio. O campo de registo contém o modelo da mensagem que é apresentada caso seja acionada uma regra que bloqueie o acesso a um recurso da Internet. Mensagem para o administrador. Modelo da mensagem a enviar ao administrador da rede local, caso o utilizador considere que o bloqueio foi um erro. Depois de o utilizador solicitar acesso, o Kaspersky Endpoint Security envia um evento ao Kaspersky Security Center: Mensagem de bloqueio do acesso à página da Web para o administrador. A descrição do evento contém uma mensagem para o administrador com variáveis substituídas. Pode visualizar estes eventos na consola do Kaspersky Security Center utilizando a seleção de eventos predefinida User requests. Se a sua organização não tiver o Kaspersky Security Center implementado ou não houver uma ligação ao Servidor de Administração, a aplicação irá enviar uma mensagem ao administrador para o endereço de e-mail especificado. |
Registar a abertura de páginas permitidas |
O Kaspersky Endpoint Security regista dados de visitas a todos os sites, incluindo sites permitidos. O Kaspersky Endpoint Security envia eventos para o Kaspersky Security Center, para o registo local do Kaspersky Endpoint Security e o registo de eventos do Windows. Para monitorizar a atividade da Internet do utilizador, precisa de configurar as definições para guardar eventos. Navegadores que suportam a função de monitorização: Microsoft Edge, Microsoft Internet Explorer, Google Chrome, Yandex Browser, Mozilla Firefox. A monitorização da atividade do utilizador não funciona noutros navegadores. Monitorizar a atividade da Internet do utilizador pode exigir mais recursos do computador ao desencriptar o tráfego HTTPS. |